O QUE É O FENG SHUI E COMO ELE PODE HARMONIZAR O SEU IMÓVEL
- Paola Ruivo | Arquitetura e Feng Shui
- 22 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O QUE É O FENG SHUI E COMO ELE PODE HARMONIZAR O SEU IMÓVEL
A arte milenar que equilibra as energias de todos os tipos de ambientes!

Criado há mais de 4 mil anos, o Feng Shui é fundamentado em diversas filosofias chinesas, como o Confucionismo e o Taoísmo, e inclui o I-Ching, também conhecido como o livro das mutações, que é um dos maiores legados de conhecimento filosófico da cultura chinesa.
O termo “Feng-Shui” significa vento e água, e essa prática nos ensina a manipular as energias dos ambientes, eliminando as energias negativas e renovando as positivas, promovendo assim a harmonia em qualquer espaço que desejamos.
Antigos mestres e sábios da China preservaram a arte milenar do Feng Shui para seu povo, observando os efeitos positivos e negativos que a natureza exerce sobre os ambientes, escolhendo os locais mais adequados para construir suas moradias.
Existem várias maneiras de harmonizar seu lar utilizando o Feng Shui na decoração. Para isso, é essencial compreender como ele influencia as energias da sua casa, por exemplo.
Energias negativas tendem a ficar estagnadas, o que bloqueia o fluxo de positividade e boas novidades na sua vida. Portanto:
- Evite sujeira e desorganização;
- Desfaça-se de objetos antigos que não usa mais;
- Descarte tudo que estiver quebrado, rasgado ou de alguma forma danificado.
Esses três itens apenas servem para afastar e obstruir as boas energias. Além disso, essa técnica valoriza o minimalismo, indicando que o excesso não é benéfico.
Para promover o equilíbrio, utiliza-se objetos que representam os cinco elementos da natureza: Água, Terra, Fogo, Madeira e Metal. O elemento Ar é considerado presente em todos os outros, por isso não está listado.

Cada elemento também possui suas cores, o que pode ser muito bem utilizado em sua decoração.

É fundamental compreender que todos os ambientes devem conter objetos que representem os elementos, mas sempre com destaque para o elemento específico do cômodo. Por exemplo, em uma sala onde a água é o foco, o ambiente deve transmitir fluidez, troca de ideias e maior socialização; assim, a parede pode ser azul, mas também deve incluir itens que simbolizem os outros elementos.
Os elementos precisam seguir o ciclo construtivo para se fortalecerem mutuamente, e essa lógica se aplica à ordem em que você os dispõe no espaço.
Ciclo Construtivo
- O fogo gera a terra
- A terra abriga o metal
- O metal transporta a água
- A água sustenta a madeira
- A madeira alimenta o fogo
Ciclo Destrutivo
- O fogo derrete o metal
- O metal corta a madeira
- A madeira consome a terra
- A terra impede a passagem da água
- A água extingue o fogo
Portanto, é essencial prestar atenção a esses aspectos para tornar sua casa cada vez mais harmoniosa!
E não se esqueça, se precisar de ajuda profissional, estou à disposição.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e espalhe essa arte para todos!